Diante de um auditório lotado com mais de 200 pessoas, a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) realizou, nesta terça-feira (9/4), o Congresso Técnico da segunda edição da Copa RS de Futebol Amador. No evento, foram apresentados os estádios, o sorteio de confrontos, as sedes e informações sobre o regulamento aos dirigentes, atletas e representantes dos municípios participantes. O congresso foi realizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre.
Na abertura da solenidade, o titular da SEL, Danrlei de Deus, reafirmou a confiança de que o campeonato será novamente um sucesso. Ele também destacou a superação dos números de times e jogadores inscritos em relação à primeira edição.
“A gente torce muito para que seja como foi na primeira Copa, com todo mundo pensando em ganhar. Tem briga, tem disputa sim, mas depois acaba o jogo, fica todo mundo amigo de novo e todo mundo alegre de ter participado”, contou o secretário. “Estamos com pelo menos 5.880 atletas nesta segunda edição. Além dos atletas e familiares, temos em torno de 20 mil pessoas, no mínimo, diretamente envolvidas na nossa Copa. Se a primeira edição não tivesse sido bem organizada, feita de forma correta, o governador Eduardo Leite não teria nos dado a oportunidade de realizar a segunda edição. Então, também sou grato a ele, que confiou no nosso trabalho e, vendo os resultados, apostou nesta segunda Copa RS”, concluiu Danrlei.
Início em 21 de abril
A Copa RS de Futebol Amador, organizada pela SEL, possui 160 equipes inscritas. As categorias são:
A categoria Master é uma novidade desta segunda edição. A competição contará com a participação de 80 cidades do Rio Grande do Sul, envolvendo mais de 6 mil atletas e dirigentes. Danrlei destacou que a integração de atletas, dirigentes, times e prefeituras já tornou a Copa RS uma referência no esporte gaúcho.
A abertura da competição está marcada para 21 de abril, no estádio Sady Schmidt, na cidade de Campo Bom, com uma partida por cada categoria da Copa: Livre, Veterano e Master.
Os times classificados representarão seus municípios em sete etapas: municipal, regional, estadual I, estadual II, estadual quartas de final, estadual semifinal e estadual final. As etapas serão jogadas da seguinte forma:
As equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares na fase final estadual, o goleador e o goleiro menos vazado da competição receberão medalhas como premiação. Também serão distribuídos troféus para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares na fase final estadual e troféu para o melhor jogador da competição. Outra novidade desta segunda edição da Copa RS é que as equipes vencedoras ganharão um conjunto de 40 camisetas e calções de jogo.
Organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer com o apoio da FGF, a Copa RS de Futebol Amador tem como objetivo valorizar o atleta amador e promover a interação de municípios e a prática esportiva dentro da comunidade gaúcha.
A primeira edição da Copa RS aconteceu entre outubro de 2022 e março de 2023, simbolizando um marco da retomada do futebol amador gaúcho. A competição reuniu mais de 5 mil profissionais e 147 times, mobilizando todas as regiões do Estado em mais de 200 jogos.
Texto: Ascom SEL
Edição: Camila Cargnelutti/Secom