News
19 de novembro – Dia da Bandeira

"O Dia da Bandeira é uma data celebrada em 19 de novembro em homenagem à Bandeira Nacional, um dos símbolos mais importantes de nosso país

Por que dia 19 de novembro é Dia da Bandeira?

O Dia 19 de novembro é a data reservada em nosso calendário para celebrar o Dia da Bandeira, que homenageia um dos símbolos mais importantes de nosso país, a Bandeira Nacional. Essa data foi estabelecida após a alteração da Bandeira do Brasil, quando houve a mudança de monarquia para a república em nosso país.

Quem criou o Dia da Bandeira?

A criação da Bandeira do Brasil, como já vimos, foi consequência da mudança do regime monárquico para o regime republicano. A atual bandeira se estabeleceu por meio de um decreto emitido pelo presidente Deodoro da Fonseca, e os criadores dela foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Significado da Bandeira do Brasil

As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco. A escolha dessas cores remonta à história portuguesa, cada uma com seu significado. Vejamos quais eram os usos originais delas:

Verde: faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional durante as guerras deles contra os mouros.

Amarelo: passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fez parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.

Azul e branco: foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas capitanias hereditárias.

O que está escrito na Bandeira do Brasil?

A bandeira brasileira também é conhecida pelo lema impresso nela: Ordem e Progresso, inspirado em uma corrente de pensamento conhecida como positivismo e baseado em uma frase do criador dessa corrente, o filósofo francês Augusto Comte. A frase em questão era “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.

O lema presente na Bandeira do Brasil traz uma ideia bastante presente no positivismo de que a ordem é o meio para garantir-se a manutenção de coisas vitais e, consequentemente, o meio para garantir-se o progresso da sociedade como um todo.

 

Curiosidades sobre a Bandeira do Brasil

Diferentemente do que muitos pensam, o Dia da Bandeira não é feriado nacional.

 

A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições.

A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Os outros três símbolos nacionais são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.

A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira.

Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.

As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.

A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.

A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.

O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.

Fontes- LUZ, Milton. A história dos símbolos nacionais. Brasília: Senado Federal, 2005.

 



Galeria de Imagens
Destaques