O Poder Legislativo Municipal de Soledade realizou importante Audiência Pública nesta quarta-feira, 27 de novembro, em pauta a Lei Orçamentária Anual – LOA/2025. Com pouca presença da população e dos próprios vereadores, acabou sendo apresentado pelos edis responsáveis pelas comissões as análises realizadas na tramitação do PL 32/2024 e os próximos passos.
Os vereadores presentes foram: Miguel Adones da Campos, Gustavo Luis Baldissera, Eli de Macedo Arruda, Adão Dorli dos Santos, Lúcio Eugênio Bueno Dias, Douglas Portela Perin e Récio Eduardo Cappelari. O vereador eleito pelo Republicanos João Pedro Carvalho também acompanhou o evento.
Também estiveram no plenário a diretora geral da secretaria municipal da fazenda, Valeska Teloecken, que destacou ser o orçamento a peça principal de toda a administração, já que estabelece valores disponíveis para o desenvolvimento dos projetos. Além da diretora geral da câmara Maria Alvina Rocha Brum, que auxiliou os edis na condução da audiência. Presença também de colaboradores do legislativo e imprensa.
Depois de abrir os trabalhos o presidente Miguel Adones de Campos, convidou a secretária Valeska e o presidente da Comissão de Finanças da casa para compor a mesa principal, passando a condução dos trabalhos para o vereador Gustavo Luis Baldissera, que depois de explanar os passos dados na tramitação do PL 32/2024, passou a palavra para o relator vereador Douglas Portela Perin que falou sobre a análise técnica.
Em ato contínuo aconteceu questionamento do vereador Lúcio Eugênio Dias para a secretária Valeska, que prontamente esclareceu sua dúvida. Retomando a palavra o vereador Gustavo agradeceu a presença de todos e convidou o presidente para as considerações finais.
Miguel Adones de Campos, lamentou a pouca participação da comunidade neste debate que trata dos investimentos dos recursos públicos. Pois esta era a oportunidade para conhecer mais sobre projetos e valores disponíveis para o próximo ano.
O PL 32/2024 que estabelecendo o valor orçamentário para 2025 de R$ 168. 200. 000,00 deverá ser votado na sessão do dia 9 de dezembro.