Almeida construiu um legado de liderança tanto no sindicalismo quanto no cooperativismo, tendo sido um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Barros Cassal/RS, matrícula 036, sócio fundador da extinta Coagrisol, e matrícula 001 da Crediagro, hoje Sicredi Botucaraí RS/MG.
Um líder nato, de posições firmes, questionador, mas que esteve sempre à frente do seu tempo, na vanguarda. Dedicou-se a trabalhar pelo desenvolvimento da região do Alto da Serra do Botucaraí, especialmente Barros Cassal e Soledade.
Teve também participação decisiva na ligação asfáltica de Soledade a Barros Cassal, ligando ainda a região central do Estado: a RSC-153 (BR-471), o que propiciou uma redução de mais de 100 quilômetros entre a nossa região e o Porto de Rio Grande, principal escoadouro da produção agrícola.
Foi um dos pioneiros a acreditar no plantio de soja, mas nunca esqueceu das suas origens agropecuárias. Acreditou e concretizou a ideia do trabalho em grupo, o que resultou em êxito na construção do cooperativismo.
Junto com Egydio Pederiva e outros líderes, aventurou-se em visitar pessoas e convencê-las da importância do associativismo como solução para o crédito, para o crescimento das atividades, sendo também um dos responsáveis pela criação e expansão da Coagrisol, hoje extinta.
Enquanto dirigente cooperativista, foi um dos responsáveis pela cedência de local para o funcionamento da Crediagro, na Coagrisol, que teve um papel importante para a consolidação da atual Sicredi Botucaraí RS/MG que conta com mais de 80 mil associados.
Como homem de comunicação, sempre apoiou e incentivou a utilização de rádios e jornais para falar com os associados, sendo o criador de um dos departamentos de comunicação mais antigos de Soledade.
O sindicalista e cooperativista Telmo José de Almeida faleceu no dia 11 de janeiro, aos 92 anos de idade.
Para o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, seu legado inspirará novos líderes. “Falar do seu Telmo é um misto de alegria e responsabilidade. Ele deixa um legado muito bonito na nossa região, com uma importância enorme no desenvolvimento do cooperativismo, nas entidades de classe e em especial em ser a matrícula número 001 da Crediagro Nos resta aqui agradecer a tudo que ele fez pelo cooperativismo, como um todo, e, pela nossa Sicredi, em nome de seus familiares”, disse.
Já o colega de cooperativismo, Juarez Odônio Rodrigues, relembra a parceria forte de Telmo. “Nós fomos conselheiros juntos, um em Barros Cassal/RS e eu, aqui no Santo Antônio do Jacuí, em Mormaço/RS. Éramos longe um do outro, mas nós estávamos sempre ligados trocando ideias, pensando no propósito de construir um cooperativismo que atendesse aos seus associados. Tive uma amizade muito boa com ele, que dedicou sua vida para a causa do associativismo”, ressaltou.
Orlando Borges Muller, sócio fundador da Crediagro, hoje Sicredi Botucaraí RS/MG, cita que as memórias do seu Telmo ficarão gravadas. “Era um ser humano que conseguia contagiar o ambiente com alegria, contando piadas e fatos históricos (ou talvez fictícios), principalmente de seus amigos e conterrâneos de Barros Cassal. Ele se foi, mas fica seu legado a todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele”, lembrou.
Fonte- Comunicação Sicredi Botucaraí RS/MG