O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou a abertura de adesão de municípios ao Programa Mãe Gaúcha, que distribui kits com itens essenciais para recém-nascidos. O edital foi publicado no site da Sedes, e as prefeituras interessadas já podem se inscrever.
O programa, voltado à primeira infância, é direcionado a gestantes em situação de vulnerabilidade social. A distribuição dos kits aos municípios é baseada no número de gestantes a partir da 28ª semana de gestação que estão cadastradas no Cadastro Único e que recebem benefícios como o Bolsa Família.
O número de kits disponibilizados será informado pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância, que divulgará as informações no site da Sedes.
Para participar, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente da documentação necessária, para o e-mail designado no edital.
"A iniciativa reforça o compromisso do governo gaúcho com a promoção do bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo que os recém-nascidos recebam os cuidados necessários desde os primeiros dias de vida", destaca o titular da Sedes, Beto Fantinel.
Sobre o programa
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes em situação de vulnerabilidade social dos municípios que aderem ao edital do programa. Cada kit foi composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Compete às prefeituras participantes a entrega dos kits diretamente às beneficiárias. Na sua primeira edição, a iniciativa distribui 24,7 mil unidades.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom