News
Hélio Ângelo Lodi recebe a Comenda Botucaraí do Legislativo de Soledade

A Câmara de Vereadores de Soledade realizou na manhã deste domingo, 30 de março, no GAN Vaqueanos da Cultura, a sessão solene de entrega da Comenda Botucaraí a Hélio Ângelo Lodi. A honraria, proposta pelo vereador Edivaldo da Silva dos Santos (MDB). A sessão foi presidida pelo vereador Diego Vidaletti Silva e teve como mestre de cerimônias o radialista/jornalista Jacques Moraes.  A cerimônia contou com a presença de autoridades, lideranças, familiares, amigos, convidados, servidores do legislativo e imprensa.

Natural de Putinga, Hélio Lodi viveu em Fontoura Xavier, Lajeado e Porto Alegre até se estabelecer definitivamente em Soledade. Formado em Administração de Empresas, construiu sólida trajetória empresarial no setor de pedras preciosas. Atuou como gerente financeiro da Rádio e TV Difusora Portoalegrense S/A entre 1968 e 1971 e, posteriormente, como gerente administrativo da Rede Riograndense de Emissoras (hoje Rede Pampa de Comunicação), entre 1972 e 1975. Fundador da Lodi e da HL Minerais, também se destacou como presidente do Rotary Club, do Hospital Frei Clemente e do Sindipedras. Foi idealizador da Amasbi, da Aprosol e do 23º Corede, da região do Alto da Serra do Botucaraí.

Na vida pública, exerceu dois mandatos como prefeito de Soledade (1997-2000 e 2001-2004), sendo reeleito com a maior votação proporcional do estado. Durante sua gestão, promoveu avanços em infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico. Também esteve à frente da Exposol em duas oportunidades, entre os anos 2000 e 2004, e depois de 2014 a 2017.

O vereador proponente do reconhecimento, Edivaldo destacou que o reconhecimento representa um marco nos 150 anos de emancipação político-administrativa de Soledade. “Conseguimos realizar essa homenagem no momento certo, encerrando a programação do aniversário do município com a entrega da comenda a uma pessoa que representa tanto para a nossa cidade. Foi prefeito, empresário, presidente de entidades, e sempre atuou com generosidade e humildade”, afirmou. Ele ainda destacou o lado humano do homenageado, que se reflete em sua constante atuação social. “O Hélio é uma pessoa que sempre esteve envolvida em ações comunitárias. Seja nos clubes de serviço ou nas causas sociais, ele está presente, contribuindo com o que pode. Essa sensibilidade e esse espírito de colaboração fizeram dele uma referência em Soledade”, completou.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara, Diego Vidaletti Silva, enalteceu a trajetória do homenageado e o simbolismo do ato. “A credibilidade do Hélio reúne todos nós aqui. Participar do Rotary com ele me faz perceber o quanto sua figura é reconhecida por diferentes segmentos da nossa comunidade. Que eventos como este aproximem ainda mais o Legislativo da população”, declarou.

Tivemos ainda as manifestações de um representante de cada bancada com acento na casa, sendo: Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), Gustavo Moraes (Progressistas), Douglas Portela Perin (PSDB), Gustavo Luis Baldissera (PL), João Pedro Carvalho da Silva (Republicanos), Tadeu Marques Rodrigues (PT). Já em nome da família falou o filho do homenageado Fernando Lodi. Também deixaram sua mensagem: Prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, Deputado Federal Giovano Cherini, vice-prefeito Jonas Morais e o presidente do Sicredi Botucaraí RS/MG Carlos Rogério Matuella.

Em sua manifestação, Hélio Lodi agradeceu a homenagem e compartilhou a honraria com todos que fizeram parte de sua trajetória. “Se hoje recebo essa comenda, é consequência de anos de trabalho e dedicação. Divido esse reconhecimento com cada entidade, com cada pessoa que colaborou comigo. Agradeço de coração à minha família, aos amigos e a todos que caminharam ao meu lado. Seguimos com ânimo para continuar contribuindo com a nossa cidade”, concluiu.

Ele ainda fez questão de reforçar a dimensão coletiva dessa conquista. “Cada amigo, cada colaborador, cada cidadão que cruzou meu caminho teve um papel na construção da minha história. Se alcancei algo, foi com o apoio de muita gente. E se ainda tenho forças para continuar, é porque acredito que temos muito a fazer por Soledade”, finalizou.

Após a solenidade os presentes participaram de almoço de confraternização.

 

 



Galeria de Imagens
Destaques