“Mais do que garantir recurso, temos de pensar no capital humano, que precisará estar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho tão disruptivo que vivemos”, acrescentou o governador em exercício.
O município de São Valentim alcançou o melhor resultado do Estado (90,74), seguido de Itati (86,04) e Montauri (85,36). Entre os dez municípios mais populosos do Rio Grande do Sul, nenhum registrou Imers acima da média geral do Estado, sendo que apenas Novo Hamburgo (62,30), Viamão (61,30) e Caxias do Sul (60,07) tiverem índice acima de 60. Porto Alegre obteve índice de 40,60, o nono menor.
Além dos resultados do Imers, foi divulgada ainda a Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), que indica, na prática, os percentuais que serão recebidos pelos municípios a partir do critério da educação no índice que compõe o ICMS. Também fazem parte da composição da PRE, além do Imers, informações referentes à população, ao número de matrículas na rede municipal de ensino fundamental e ao número de alunos em situação vulnerável.
As informações completas sobre o índice em todos os municípios do Rio Grande do Sul podem ser acessadas no portal do Imers, no qual o usuário pode visualizar mapas, tabela de índices e resumo por cidade, além de contar com a possibilidade de realizar download das informações.
“Nestes dois primeiros anos de Imers, tivemos uma melhora nas etapas do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. É uma ótima sinalização de que a política pública está tendo um efeito positivo, pois nessas etapas de ensino o esforço do gestor municipal gera avanços de forma mais imediata”, avaliou o diretor do DEE/SPGG, Pedro Zuanazzi.
Prova Saers 2024
A partir de 25 de novembro, a Seduc começa a aplicação do Saers 2024 em todos os 497 municípios do Estado. A previsão é de que as provas sejam aplicadas a cerca de 409 mil estudantes, com foco na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Embora essas sejam as disciplinas principais, o exame busca avaliar capacidades mais amplas, como a habilidade de leitura e o raciocínio lógico-matemático, de modo a verificar se os estudantes estão desenvolvendo as competências esperadas para a idade escolar.
Além dos testes cognitivos, há questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos – o que oferece uma análise mais completa do desempenho escolar.
Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e que integram o Todo Jovem na Escola, a participação no Saers assegura o recebimento do prêmio engajamento pago pelo programa, uma bolsa no valor de R$ 150. Com o Todo Jovem na Escola, o governo oferece incentivos financeiros a estudantes de baixa renda do Ensino Médio da rede pública estadual. O objetivo é estimular a permanência na escola e a conclusão do Ensino Médio.
Texto: Ascom SPGG, Ascom Seduc e Secom
Edição: Felipe Borges/Secom