News
NFe e Imposto de Renda são temas de capacitações no Alto da Serra do Botucaraí

Nota Fiscal Eletrônica e Imposto de Renda foram os assuntos abordados em duas capacitações realizadas na terça-feira (24/09), pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul. No turno da manhã, a atividade envolveu integrantes da Cooperativa de Agricultores Familiares do Alto Botucaraí (Cooafab) e seu contador, Nilton Rocha. Os cooperativados tiveram a oportunidade de conhecer o aplicativo Nota Fiscal Fácil, além de tópicos relacionados ao início da obrigatoriedade de utilização e emissão eletrônica das notas, que passará a valer a partir de jeneiro de 2025, formas de acesso ao APP, realização de cadastros de produtos e clientes, emissões online e offline, formas de circulação de mercadorias, cancelamentos de notas e outros assuntos.

O técnico da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Anderson da Rosa, pontua que o aplicativo Nota Fiscal Fácil vai facilitar a emissão das NFe. Mesmo que o processo esteja em fase de aperfeiçoamento por parte dos produtores rurais, o fato de os produtos e a natureza da operação estarem pré-cadastrados deve facilitar a utilização do aplicativo. “Uma outra novidade é que as NFe também podem ser emitidas de forma off-line, o que ameniza a dificuldade de acesso à internet a quem nem sempre tem acesso”, observou.

No turno da tarde, a capacitação teve continuidade e contou com a presença do assistente técnico regional de Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Olivio Pedro Faccin, e outros 20 técnicos e extensionistas da microrregião 1, que compreende 15 municípios, sendo que, destes, 14 fazem parte do Corede Alto da Serra do Botucaraí. Além da capacitação ter foco na Nota Fiscal Eletrônica, no aplicativo e demais tópicos citados, o segundo momento da atividade tratou sobre a relevância do Imposto de Renda na atividade rural. Cálculos do imposto, obrigatoriedade, formas de apuração, auto regularização, documentos necessários para a efetividade do processo, formas de preenchimento do programa e de compensação de resultados para os próximos exercícios foram tópicos apresentados.

Segundo Olivio, as capacitações buscam auxiliar feirantes, agricultores e agroindústrias assistidas pela Emater/RS-Ascar, proporcionando mais eficiência nos processos que dizem respeito à emissão de notas e orientações voltadas ao imposto de renda.

 

Foto: Anderson da Rosa, da Emater/RS-Ascar

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

cvenzo@emater.tche.br

 



Galeria de Imagens
Destaques