Em um compromisso firmado pelo vereador Gustavo Moraes (Progressistas), com a Associação de Mães de Autistas de Soledade, teve início nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, à Escolinha de Futebol Para Autistas. O ato contou com a participação do chefe de gabinete do prefeito de Soledade Edson Portela, do assessor Rodolfo Tatim, presidente da câmara de vereadores Diego Vidaletti Silva, chefe de gabinete João turela e assessor Heron Alambrador, secretária municipal de educação Silvete Teichmann Gheller, Chefe de gabinete do vice-prefeito Milton Dorneles, diretor do departamento de esportes Antônio Irineu Rodrigues e assessor Adairton Junior Fogaça da Silva, gerente do Sicoob Eliseu da Silva e colaboradores, pais, comunidade em geral e os veículos de comunicação Jornal A Notícia, Portal Se Liga Aí RS, A Tua Rádio Cristal e o Canal do Muller.
Este é um projeto que tem parceria com a administração pública municipal. O local escolhido para ser desenvolvido foi o Ginásio de Esportes Marcelo Ferreira no bairro Missões. Neste primeiro momento estivem presentes mais de 20 crianças que acompanhadas de seus pais já realizaram as primeiras atividades coordenadas pelo professor Alexandre F. Vaz. As aulas serão desenvolvidas todas as quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min. As inscrições das crianças no projeto, podem ser feitas junto a AMAS, que tem como presidente Katiucia Cardoso.
A iniciativa inédita partiu do vereador Gustavo Moraes (Progressistas), pai de criança autista, que sentiu a necessidade de desenvolver algo votado para a inclusão dessas crianças no esporte, auxiliando para que elas venham a vencer as próprias dificuldades, melhorando sua autoconfiança.
Neste primeiro encontro, o que se viu foi uma alegria muito grande das crianças, dos pais e de quem ali estava. Oportunizar esses pequenos algo novo, que vai melhorar a qualidade de vida é muito gratificante. Aos idealizadores do projeto nosso reconhecimento.
Conforme especialistas, ao praticar esportes em grupo, pessoas autistas podem desenvolver habilidades sociais, aprender a trabalhar em equipe e a lidar com diferentes situações sociais, o que é fundamental para seu desenvolvimento. Além disso, a atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que podem ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e melhorar o humor, algo especialmente importante para pessoas autistas, já que muitas vezes lidam com desafios sensoriais e emocionais específicos.