Com o objetivo de refletir sobre o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar nos 39 municípios da área do Escritório Regional de Soledade, e com vistas ao planejamento institucional para o próximo ano, a gerência e os supervisores das três microrregionais promoveram uma rodada de reuniões. Os encontros envolveram assistentes técnicos regionais, extensionistas rurais e sociais, além dos chefes dos escritórios municipais da região.
A primeira reunião – da microrregião um – ocorreu em Arroio do Tigre, seguida pela microrregião dois, em Vera Cruz. O encerramento foi em Soledade, com o encontro da microrregião três. Lúcia Souza, gerente regional e supervisora da microrregião três, enfatizou a importância desse momento de integração entre as equipes, que visa a promover debates, aprimorar práticas e organizar o planejamento institucional da Emater/RS-Ascar para 2025.
Além de Lúcia, participaram a gerente adjunta Adrieli Gerevini e os supervisores Carlos Almeida (microrregião um) e Claudia Cargnelutti (microrregião dois). As reuniões começaram com uma retrospectiva do trabalho desenvolvido, com ênfase na continuidade e permanência das ações socioassistenciais. Um dos pontos destacados foi a importância da transversalidade entre as ações e os públicos atendidos. "A transversalidade deve ser o elemento central para garantir um planejamento e execução eficazes", ressaltou Gerevini.
Outros questionamentos levantados durante as reuniões incluíram como melhorar os índices de planejamento, execução e registro, e quais estratégias microrregionais podem ser adotadas para melhor atender às demandas locais e promover o desenvolvimento, utilizando os recursos e o corpo técnico disponíveis. Para refletir sobre essas questões, os participantes foram divididos em grupos, que discutiram e compartilharam sugestões, enriquecendo o debate e fortalecendo o compromisso com a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) continuada promovida pela Emater/RS-Ascar, visando à eficácia das ações planejadas para 2025.
Foto: Marlusa Oliveira e Lúcia Souza
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro