Na última semana, o parque da Expodireto Cotrijal foi palco de mais um importante evento que destaca a força e a relevância da mulher no campo. Trata-se do Deleite-se, momento destinado ao público feminino que atua na pecuária leiteira. A iniciativa contou com mais de 400 participantes, contemplando associadas da Cotrijal e mulheres atendidas também pelos representantes comerciais da Cotrijal Nutrição Animal.
Este já é um evento tradicional da cooperativa e tem o objetivo de destacar a participação e importância da mulher nas diversas tarefas da atividade leiteira e na construção de um setor mais diversificado, inclusivo e sustentável. Mais uma vez o evento foi marcado pela promoção e disseminação do conhecimento técnico e pela motivação, para que as produtoras atinjam resultados ainda melhores nas suas propriedades.
O Deleite-se iniciou com a palestra técnica, conduzida pela médica Veterinária da Cotrijal e especialista em Nutrição Animal, Analise Bernardelli. Com o tema “Planejamento da recria impulsionando lucro e futuro da produção de leite”, a profissional trouxe exemplos de boas práticas realizadas em uma das propriedades atendidas pela cooperativa. “O case de sucesso apresentado é reflexo de um esforço diário desses produtores e de uma série de adequações que a propriedade fez em infraestrutura e manejos, orientados pela equipe do nosso Departamento Veterinário, com resultados que, com certeza, irão alavancar a produção de leite dessas futuras vacas”, explica Analise, destacando sobretudo a importância da coleta e mensuração de dados e da avaliação do desempenho dos animais. A fase de recria compreende o período desde o desmame até o início da reprodução das vacas. É o momento em que o animal ainda é uma novilha e que exige atenção e cuidados especiais, pois tem impactos significativos na produtividade dos rebanhos de leite.
“É o segundo ano consecutivo que participo do evento e acho de suma importância para nós mulheres, produtoras da cadeia leiteira, pois além de todo o conhecimento técnico que adquirimos aqui e levamos para as nossas propriedades, ainda há toda a questão do reconhecimento e valorização do nosso trabalho junto a essa atividade”, avalia a produtora Larissa Maculan, do município de Água Santa.
A atividade rural é repleta de desafios e para trazer uma mensagem de motivação às produtoras rurais, o evento também proporcionou palestra com a especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica, Alessandra Gonzaga. Ela conduziu o tema “Força interior: superando barreiras emocionais na produção de leite”, trazendo uma reflexão sobre o papel da mulher como agente de transformação emocional onde estiver – seja como mãe, filha, esposa ou produtora rural. “Quando entramos em contato com o nosso mundo das emoções, a gente ganha tudo o que precisa para enfrentar os desafios, que não são poucos. Levamos uma mensagem de resiliência, paciência, esperança, otimismo e motivação para seguir em frente”, finalizou a profissional.
Por- Raíza Goi Borba/Jornalista e assessora de imprensa da Cotrijal